Grupo de Apoio: Alimentação & Saúde durante a Quarentena

Atualizado: Abr 14


Você sabia que, além de culinarista na Flor de Iogurte, também sou psicanalista?


Unindo aspectos destas duas frentes de atuação, proponho a criação de um grupo terapêutico de apoio, utilizando a escuta psicanalítica como principal ferramenta, e adotando a temática Alimentação & Saúde como fio condutor.


Abaixo descrevo a proposta deste grupo de apoio.

Você encontra maiores informações sobre minha atuação como psicanalista em https://projetoinstigar.com.br/




Grupo de Apoio: Alimentação & Saúde a partir da Quarentena


DURAÇÃO: 24 encontros de 1 hora (distribuídos duas vezes por semana no período de 3 meses). DATAS: Terças e quintas feiras, das 11h às 12h.

(O grupo ainda não começou. Os encontros iniciarão assim que tivermos o quórum mínimo)

LOCAL: Internet – Será realizado através da plataforma Zoom. VALOR COLABORATIVO: Pague na mensalidade o quanto puder: como uma troca, com base em como esta iniciativa ajudou você.

INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS VIA este formulário.


OBJETIVOS

Atividade de acolhimento, escuta e intervenção de grupo voltado para pessoas interessadas em pensar sobre sua Alimentação & Saúde durante o período da Quarentena.

A proposta é a instauração de um processo: para ser vivenciado como uma experiência de capacitação subjetiva, investigando aspectos emocionais que estão presentes nas questões relacionadas ao processo de adaptação a este novo estilo de vida convocado (e imposto) pela pandemia de coronavírus.

Sempre levando em consideração o fato que cada participante estará focado na sua própria pesquisa, a proposta básica dos encontros é proporcionar um espaço acolhedor, seguro e confidencial para uma discussão absolutamente franca em torno dos temas em investigação, e sobre como eles interferem nos projetos individuais de Alimentação & Saúde durante a Quarentena.

As questões a serem trabalhadas serão elencadas pelos próprios participantes durante a realização do grupo.

FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE

Utilizando a escuta psicanalítica como alicerce, trata-se essencialmente de um trabalho sensível em que, através da escuta e interpretação das angústias e demais afetos do grupo, cada participante possa dar voz ao seu sofrimento, e se reconhecer empaticamente no sofrimento das demais participantes. É através do tratamento destes sofrimentos pelo grupo, que se possibilita algum tipo de mobilização para que cada participante tenha condições subjetivas de pensar sobre aspectos da sua Alimentação & Saúde, ao atravessar a situação da Quarentena.

Ao promover um processo grupal de aprendizado através desta leitura sensível da realidade, a atividade se oferece como um espaço potencial para a transformação individual, através de uma experiência de grupo.


Contando com um grupo fixo de participantes, será realizado através de uma bateria de 24 (vinte e quatro) encontros de 1 (uma) hora, distribuídos 2 (duas) vezes por semana durante o período de 3 (três) meses.

Pelo menos um destes encontros a cada mês, será uma Roda de Conversa contando com um especialista convidado a compartilhar o seu conhecimento relacionado ao tema de Alimentação & Saúde. Especificamente nestas Rodas de Conversa com especialistas convidados, serão aceitas inscrições avulsas de pessoas que não fazem parte do grupo.


Respeitando as orientações da OMS sobre o isolamento social, os encontros serão realizados online, via Internet, através da plataforma Zoom.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada é o Grupo Operativo desenvolvido pelo psiquiatra e psicanalista Pichon Rivière. Uma ferramenta que promove um processo grupal de aprendizado, através de uma leitura sensível e crítica da realidade, bem como de uma apropriação ativa dessa realidade. O uso da metodologia facilita que diversos conteúdos "não ditos" possam emergir durante as interações do grupo, estimulando nos participantes uma atitude investigativa, e conferindo a esse aprendizado grupal uma potencia transformadora.

Contando com um grupo fixo (e pequeno) de participantes, tem prazo de execução e objetivos previamente definidos através da delimitação de uma tarefa específica.


Porém, dado o ineditismo da situação pandêmica, desde que hajam vagas disponíveis, serão aceitos novos integrantes mesmos após o início oficial das atividades do grupo. Para estes novos integrantes, os encontros irão se prolongar pelo tempo necessário para que percorram seu próprio processo de 3 meses de trabalho, independente do cronograma oficial do grupo de apoio. A coordenação das atividades do grupo operativo é realizada pela psicanalista Débora Andrade. Clínica Psicanalítica Expandida

0 visualização
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017  Flor de Iogurte

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now