Aprenda o básico para cultivar o Kefir de Leite

Atualizado: Mar 22



Nesta manhã fiz as entregas dos últimos vidros de cream cheese de Kefir, daquele estoque preparado para a feira do último domingo que foi cancelada.


Novamente quero agradecer imensamente a cada um de vocês que, direta ou indiretamente, apoiou neste processo! 


Junto com as suas encomendas, coloquei também uma mudinha de kefir, para vocês cultivarem em casa o seu próprio iogurte durante este período de QUARENTENA!


Mas gostaria de pedir um compromisso de vocês!! Gostaria que, assim como eu, vocês também se comprometessem em continuar com esta MILENAR tradição de doar os grãos de kefir de leite para todos os interessados!


Lembrem-se que estes grãos de Kefir somente chegaram na sua mão, em função de terem passado de geração em geração entre as tribos do Cáucaso (onde eram considerados uma fonte de riqueza familiar), posteriormente entre os europeus e restante do mundo.


Neste momento que estamos vivendo, mais do que nunca, precisamos manter esta tradição VIVA e incentivar o maior número de pessoas cultivando o seu próprio iogurte de kefir em casa!


Artigos científicos apontam que o consumo diário de produtos a base de kefir de leite proporciona, entre outros benefícios, modulação da flora intestinal e a modulação do sistema imunológico.  


Aqui vão as dicas básicas de como fazer isto!


Importante: sempre utilize vasilhames de vidro e utensílios de plástico (colheres, coadores, etc...) bem esterilizados para manusear os grãos de kefir. Nunca utilize utensílios de metal, pois elesmatam os grãos de kefir.


Os grãos de kefir necessitam basicamente de lactose e de oxigênio para produzir o iogurte.


Coloque os grãos de kefir de leite em um vidro esterilizado e adicione o leite de sua preferência ( integral, semi ou desnatado) na proporção de 1 colher de sopa de grãos de kefir para cada 500 mlde leite. ( Mas lembre, o leite precisa ter lactose!)


Cubra o vidro com uma folha de papel toalha, ou um voil, e fixe-a com um atilho. Desta forma o oxigênio pode circular para o kefir respirar, e evita que insetos e mosquinhas de frutas entrem no vidro, pois eles serão atraídos pelo aroma...


Guarde o vidro em um local arejado, em temperatura ambiente, porém, que não receba diretamente os raios do sol. Não há necessidade de ser dentro de um armário.  


Deixe fermentando por 12 ou 24 horas. Você vai observar que o leite vai ficando cada vez mais espesso.


O tempo de fermentação depende do clima: quando está muito quente, a fermentação é mais rápida. No frio, como seu metabolismo está mais lento, ele é mais demorado. 


Após este tempo, coe o conteúdo do vidro em uma peneira de plástico esterilizada e você já estará com o iogurte líquido pronto para o consumo!


Devolva os grãos de kefir de leite (que ficaram dentro da peneira de plástico) no vidro, e repita todos os passos acima para produzir iogurte novamente para o dia seguinte. (Lave e esterelize o vidro novamente, antes de devolver os grãos de kefir para reiniciar o processo).

Com o passar dos dias, a colônia de grãos de kefir vai crescer... Lembre-se sempre de manter a proporção de 1 colher de sopa de grãos de kefir para cada 500 ml de leite, caso contrário o iogurte poderá ficar muito ácido.


O excesso de grãos de kefir pode/deve ser doado como mudas para outras pessoas que também desejam produzir iogurte em casa.


Nos próximos dias publicarei outas dicas de cultivo e algumas receitas!





43 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017  Flor de Iogurte

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now